O Santos enfrenta o Ituano neste domingo, às 16h (de Brasília), no Pacaembu, pela segunda partida da decisão do Paulistão, tentando subir no ranking estadual de conquistas. Caso vença por dois gols de diferença (perdeu na ida, domingo passado, por 1 a 0), o time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira evita as penalidades e conquista o seu 21º Paulistão. Com o troféu, o Peixe irá igualar o São Paulo em número de títulos estaduais e se aproximar do Palmeiras, que tem 22. O líder de segue sendo o Corinthians (27).
No início do século XXI, dificilmente os santistas imaginavam que o Alvinegro alcançaria os rivais. Desde 2001, foram 14 edições de Paulistão. Dessas, o time da Vila Belmiro conquistou cinco, em 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012. Neste domingo, o Peixe pode o sexto estadual dos últimos nove disputados.
Mas o Santos poderia passar o São Paulo e o Palmeiras com a possível conquista deste domingo se tivesse sido campeão em todas as vezes que chegou na decisão do Paulistão nos últimos anos. Em 2009 e em 2013, os santistas enfrentaram o Corinthians nas finais do estadual, mas ficaram com o vice-campeonato nas duas oportunidades.
O título deste domingo também pode coroar a boa campanha alvinegra no Campeonato Paulista deste ano. Na primeira fase, o Santos ficou com a liderança geral da competição, com 36 pontos conquistados - 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota. No mata-mata, os santistas venceram Ponte Preta (4 a 0) e Penapolense (3 a 2), pelas quartas e semifinal, respectivamente.
Enquanto isso, os rivais ficaram pelo caminho do Campeonato Paulista. O São Paulo foi eliminado nos pênaltis nas quartas de final, pelo Penapolense, e o Palmeiras perdeu para o Ituano na semifinal. Já o Corinthians sequer avançou ao mata-mata.
0 comentários:
Postar um comentário