quinta-feira, 31 de julho de 2014

Peixe perde em Londrina com gols de camaronês e fica 'sem reservas'

Oswaldo de Oliveira viu na Copa do Brasil a chance de motivar o elenco e escalou um time alternativo para enfrentar o Londrina na noite desta quinta-feira. E a dificuldade que o torcedor alvinegro teve para identificar os jovens escalados parece ter sido a mesma dos garotos no Estádio do Café. O Peixe, então, caiu por 2 a 1 e tem duas semanas para repor as reservas e tentar a classificação às oitavas de final.

Enquanto os santistas depositaram as esperanças nos volantes Renato e Souza para compensar a inexperiência do restante do time, os paranaenses apostavam nos brilharecos de Celsinho. A joia descoberta pela Portuguesa, mas nunca lapidada, foi vigiado de perto e mesmo assim descolou passes precisos para os companheiros de ataque aproveitarem a desorganização da defesa paulista.

A zaga praiana começou formada por Paulo Ricardo e Vinicius Simon, que voltou após quatro empréstimos. Mas a alegria do beque pelo retorno durou pouco mais da metade do primeiro tempo. Simon já havia sofrido com o carismático Joel, o brigador centroavante camaronês que abriu o placar aos 23 minutos, quando sentiu problema muscular na coxa esquerda e deu lugar a Nailson.

Como combustível para a torcida alviceleste, que veria o time chegar a 11 jogos de invencibilidade no Estádio do Café, Joel seguiu infernizando a defesa santista. O africano de 20 anos, sempre acompanhado do voluntarioso Paulinho, criou boas chances para ampliar, enquanto o Santos viveu das descidas perigosas - e promissoras - de Emerson Palmieri e Zeca.

O gramado irregular e a falta de entrosamento, diminuíram as chances de reação do Peixe. Oswaldo de Oliveira pensou e buscou no banco de reservas um toque de qualidade que Geuvânio mostrou ter no Campeonato Paulista. Do outro lado, Cláudio Tencati, com 100 jogos à frente do Londrina, resolveu trancar a defesa.

A aposta de Oswaldo, entretanto, foi a que surtiu efeito primeiro: aos, 40 minutos, Geuvânio apareceu livre e tocou por cobertura para deixar o Santos vivo. Mas o contra-ataque armado por Tencati ainda estava à espera de uma chance e ela caiu nos pés oportunistas de Joel. O camaronês estufou a rede e o peito para comemorar a vitória do Tubarão aos 45 do segundo tempo.

No próximo domingo o Peixe, com os titulares, irá a campo pelo Campeonato Brasileiro. A equipe enfrentará o Internacional, no Beira-Rio, às 18h30. 

FICHA TÉCNICA
LONDRINA 2 x 1 SANTOS

Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Data/Hora: 31 de julho de 2014, às 21h
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Luiz Antonio Barbosa (ambos de MG)
Renda/público: R$ 435.560,00 / 14.334 pagantes
Cartões amarelos: Paulinho, Celsinho, Vítor, Joel e Diogo Roque (LON); Alan Santos, Renato e Emerson (SAN)
Gols: Joel, 23'/1ºT (1-0), Geuvânio, 40'/2ºT (1-1) e Joel, 45'/2ºT (2-1)

LONDRINA: Vítor, Lucas Ramon, Sílvio, Dirceu e Allan Vieira (Diego Prates, 33'/2ºT); Diogo Roque, Bidía (Leonardo Dagostini, 38'/2ºT), Léo Maringá e Celsinho (Rone Dias, 21'/2ºT); Joel e Paulinho. Técnico: Cláudio Tencati.

SANTOS: Vladimir, Zeca, Paulo Ricardo, Vinicius Simon (Nailson, 25'/1ºT) e Emerson; Alan Santos, Renato e Souza; Jorge Eduardo (Geuvânio, 31'/2ºT), Diego Cardoso e Stéfano Yuri (Giva, 31'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Embaixadas provisórias reivindicam voto à distância nas eleições do Peixe


Ainda restam cinco meses para as eleições presidenciais do Santos, que serão realizadas no dia 6 de dezembro, mas o clima já está quente nos bastidores da Vila Belmiro. Na última terça-feira, após a denúncia realizada pelos dirigentes santistas contra a oposição, sete embaixadas provisórias do clube enviaram um documento à mesa do Conselho Deliberativo reivindicando a possibilidade de os sócios votarem pelo correio na Assembleia Geral.

No documento, as embaixadas provisórias de Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Cuiabá, Goiânia, São José do Rio Preto e São José dos Campos citam artigos do Estatuto Social do Peixe para lamentar o fato de apenas a implementação de eleições pela internet tenha sido votada na última reunião do Conselho. 

Segundo o artigo 30 do Estatuto, "por decisão do Conselho Deliberativo, a eleição poderá também ser realizada por meio de canais diferenciados (correio ou internet), desde que sejam garantidas a segurança e a confidencialidade das votações". A Comissão Eleitoral, porém, prezando pelo bom funcionamento da Assembleia, disse em um parecer apresentado ao Conselho que apenas o voto pela internet, "com mecanismo de senhas e contrassenhas para cadastramento e autenticação digital", seria discutido.

Embaixada do Santos em São José dos Campos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Mesmo após o parecer, no documento as embaixadas dizem que "o voto pelo correio é explicitamente mencionado no Estatuto Social como um canal diferenciado para eleição e, muito importante, não foi objeto de parecer examinado na reunião deste Conselho de 24 de julho". 

Os santistas entendem e aceitam o fato de a implementação do voto pela internet ter sido declinada pelos conselheiros, mas gostariam que a possibilidade das eleições pelo correio fosse votada, também. Por fim, eles pedem para o Alvinegro realizar uma reunião extraordinária para o assunto ser discutido. 

Na última terça-feira, o presidente Odílio Rodrigues denunciou uma possível fraude e, em uma apresentação, disse que membros da Terceira Via Santista, uma das chapas opositoras, seriam os responsáveis pela criação dos "sócios fantasmas" com nomes pitorescos, como Pinochet, Al Capone e Don Corleone.

Entenda o caso

A Terceira Via Santista, um dos grupos de oposição do Santos, protocolou na Polícia Civil, semana passada, um pedido de instauração de inquérito para investigar uma denúncia de que seis mil carteiras frias de supostos associados "fantasmas" teriam sido emitidas para fraudar a eleição presidencial do clube, marcada para dezembro.

Muitos dos supostos sócios fantasmas têm nomes fictícios como o do ex-ditador Augusto Pinochet e do mafioso Al Capone, além de personagens como Vito Andolini, o Don Corleone do filme "O Poderoso Chefão". Até o ex-jogador paraguaio Edgar Baez, famoso no clube por sua deficiência técnica, no fim dos anos 90, foi incluído entre os "eleitores".

No mesmo dia, Paulo Schiff, presidente do Conselho Deliberativo do Santos, informou que, desde abril, o Santos realiza o recadastramento dos associados. Segundo ele, na reunião do último dia 10 de junho foi apresentado que seis mil associados, dentre os cerca de 60 mil do clube, estavam com alguma situação irregular.

A denúncia, porém, deu resultado no Conselho Deliberativo do Peixe. No dia seguinte à entrevista coletiva concedida pelos membros da Terceira Via Santista, a possibilidade de os sócios votarem nas eleições de dezembro pela internet foi votada. Os conselheiros – a maioria é da situação – reprovaram, com 85 votos "não" contra 80 "sim". Desta forma, a votação será apenas presencial

Gabigol interrompe entrevista e revela apelido de nova joia da base: "Cissé"


Titular do Santos no jogo contra o Londrina, nesta quinta-feira, às 21h, no Estádio do Café, pela terceira fase da Copa do Brasil, o atacante Diego Cardoso dava entrevista na sala de imprensa do CT Rei Pelé quando foi interrompido por Gabriel. O camisa 7 tirou onda do companheiro e o chamou de "Cissé". O apelido, alusivo ao atacante francês, levou a revelação às gargalhadas.

- É brincadeira do pessoal (risos). Foi de quando eu tinha pintado (descolorido) o bigode, aí o apelido pegou - contou Diego, que já não ostenta mais o visual à lá Cissé, que jogou a última temporada pelo Kuban Krasnodar, da Rússia, e agora jogará no Bastia, da França.

Montagem Djibril Cissé e Diego  (Foto: Editoria de arte)

Diego Cardoso será uma das muitas novidades do Santos para o jogo contra o Londrina. A ideia do técnico Oswaldo de Oliveira é poupar titulares (inclusive Gabriel) para o Brasileirão - clique aqui e veja o time provável. Jogar com um time reserva não significa, porém, que o Alvinegro esteja deixando a Copa do Brasil em segundo plano.

– Nós temos totais condições de vencer o Londrina. Já estamos (reservas) bem entrosados, adaptados. Sabemos o que fazer em campo. O professor (Oswaldo de Oliveira) sempre deixa claro que no time dele não tem reserva, que jogam os que estiverem bem – disse Diego.

O regulamento da Copa do Brasil prevê que o time que alcançar às oitavas de final do torneio automaticamente abrirá mão da vaga na Copa Sul-Americana. O atacante, porém, minimizou o cenário e afirmou que os jogadores pensam apenas em seguir vivos na competição nacional.

– Vamos lá para vencer esse jogo. Se não conseguirmos (a classificação), aí trabalhamos para a Copa Sul-Americana. Mas vamos para ganhar (em Londrina) – afirmou.

Diego Cardoso (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC)

Diego Cardoso terá, na quinta-feira, a quarta oportunidade como titular em 2014. A chance vem logo após ele deixar sua marca na vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, na Vila Belmiro. O atacante não escondeu a expectativa.

– É a chance para mostrar meu futebol, dar continuidade ao trabalho nessa Copa do Brasil – comentou Diego, que foi titular nos dois primeiros jogos do Santos no torneio, contra o Mixto.

Oswaldo repete time, e Santos deve ter recorde pratas da casa em 2014


O Santos que deve ir a campo nesta quinta-feira, às 21h, contra o Londrina, no Estádio do Café, pela Copa do Brasil, deverá ter recorde de jogadores formados no clube como titulares em 2014. Dos 11 que poderão sair jogando, oito são "crias" da Vila Belmiro.

O técnico Oswaldo de Oliveira repetiu, no coletivo desta terça-feira, no CT Rei Pelé, o time escalado como titular no treino de segunda-feira. O goleiro Vladimir, os laterais Zé Carlos e Emerson, os zagueiros Vinícius Simon e Paulo Ricardo e os atacantes Diego Cardoso, Stefano Yuri e Jorge Eduardo são formados no Santos.

Diego Cardoso Jorge Eduardo e Zé Carlos Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)


Dentre os pratas da casa, cinco (Zé Carlos, Paulo Ricardo, Diego Cardoso, Stefano Yuri e Jorge Eduardo) foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano - Emerson, além de Diego e Stefano, esteve no time vencedor em 2013. O volante Alan Santos é formado pelo Vitória, mas já defendeu a equipe sub-20 do Alvinegro. Apenas os também volantes Souza e Renato não têm passagens pela base santista.

A expectativa é que os jogadores que vêm sendo titulares no Campeonato Brasileiro sejam poupados para o jogo de domingo, contra o Internacional. Nesta terça, os santistas que foram a campo contra a Chapecoense trabalharam na academia do CT Rei Pelé e só foram ao gramado com o coletivo em andamento para realizar exercícios físicos e técnicos.

 Para a partida contra o Londrina, Oswaldo não poderá contar com o lateral-direito Victor Ferraz, que já atuou na Copa do Brasil pelo Coritiba, e o zagueiro Jubal, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Os zagueiros Edu Dracena e Gustavo Henrique e o atacante Leandro Damião, adquirem melhor forma física e também não jogam.

Peixe terá trio de ataque da Copa São Paulo como titular pela primeira vez


Stefano Yuri, Diego Cardoso e Jorge Eduardo (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC)

Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Stefano Yuri. O trio, titular na vitoriosa campanha do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, começará jogando pela primeira vez entre os profissionais. A estreia será nesta quinta-feira, às 21h, contra o Londrina, no Estádio do Café, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Se depender do retrospecto do trio na Copinha, o torcedor santista tem motivos para ficar otimista. Com eles atuando desde o início, foram seis vitórias em seis jogos (dos oito disputados pelo Peixe no torneio). Diego Cardoso e Stefano Yuri, aliás, foram os artilheiros do torneio, com nove gols cada - Jorge Eduardo, que iniciou a competição na reserva, marcou duas vezes.

Os três subiram praticamente juntos ao profissional, logo após o título da Copinha. Stefano Yuri é quem atuou mais vezes (15), mas Diego Cardoso é o goleador do trio (quatro gols) e o que fez mais jogos como titular (quatro). Jorge Eduardo só foi estrear em maio, mas esteve em quatro dos últimos seis jogos do Peixe.

A expectativa era de que Geuvânio, que perdeu a vaga de titular contra a Chapecoense (Thiago Ribeiro voltou ao time), saísse jogando contra o Londrina. O técnico Oswaldo de Oliveira, porém, optou pelo entrosamento do trio para fazer gols e deixar o cenário mais favorável no confronto, já que o gol fora de casa é um dos critérios de desempate da Copa do Brasil.

- Joguei com o Stefano e o Jorge na Copa São Paulo e no Paulista sub-20 (do ano passado). Espero formar o trio com eles outra vez e que dê certo, como tem dado nos treinos. Que nós possamos fazer uma grande partida - disse Diego Cardoso.

Além do trio de ataque, outros dois campeões da Copa São Paulo serão titulares contra o Londrina: o lateral Zé Carlos (que será utilizado na direita) e o zagueiro Paulo Ricardo. O Peixe deve ir a campo com: Vladimir; Zé Carlos, Paulo Ricardo, Vinícius Simon e Emerson; Alan Santos, Souza e Renato; Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Stefano Yuri.

Clubes cariocas são donos das maiores dívidas, revela pesquisa


Os quatro grandes clubes cariocas estão entre os cinco devedores de tributos do futebol brasileiro. Análise da consultoria BDO, publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", revela que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense têm as maiores dívidas tributárias, junto com o Atlético-MG, que ocupa a quarta posição na lista .

O Flamengo encabeça a relação, com valor devido estimado em R$ 386,4 milhões, seguido pelo Bota (R$ 350,9 mi) e o Vasco (R$ 270,9 mi). O Galo tem débito de R$ 258,8 milhões. O Tricolor é o quinto, com R$ 238,6 milhões (confira a lista completa na tabela abaixo).

Das 24 clubes citados no estudo, apenas quatro conseguiram diminuir sua dívida com tributos de 2012 para 2013. O Fla foi um deles, com queda de 5%. Corinthians (3%), São Paulo (3%) e Sport (21%) também reduziram seus débitos.

As posições no ranking se repetem também quando se fala do endividamento líquido. O Flamengo tem compromissos a pagar de R$ 759,4 milhões, à frente do Botafogo (698,1 mi), Vasco (518,4), Atlético-MG (438,4) e Fluminense (422,7). 

Doria e Paulinho jogo Flamengo x Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Apenas cinco dos 24 clubes relacionados na pesquisa apresentaram superávit em 2013 (receitas maiores que as despesas): São Paulo, Criciúma, Ponte Preta, Corinthians e Vitória.

O Botafogo teve o segundo maior déficit, com R$ 80,29 milhões. O pior resultado foi apresentado pelo Bahia, com R$ 113 milhões de despesas maiores que as receitas, segundo a consultoria BDO.

Quando se considera o endividamento com empréstimos, o maior valor é do Atlético-PR, com R$ 210,4 milhões. Valor diretamente relacionado à verba obtida para a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo. Em seguida, estão Atlético-MG (R$ 172,7 mi), Flamengo (R$ 112,3), Botafogo (R$ 95,2) e São Paulo (R$ 92,8).

Uma das medidas estudadas para o pagamento das dívidas é a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que deve ser votada em regime de urgência no Congresso Nacional, na próxima semana. O projeto prevê o parcelamento dos valores devidos. Caso os clubes continuem não cumprindo seus compromissos financeiros, uma contrapartida provável seria a perda de pontos no Campeonato Brasileiro. O rebaixamento sumário em função do não cumprimento das responsabilidades acabou sendo descartado em reunião entre representantes do governo, presidente de clubes e a CBF.

Dívidas dos clubes em milhões (Foto: Arte / SporTV.com)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Santistas reclamam de falta em David Braz no lance do gol do Fluminense

Fluminense e Santos fizeram um jogo muito disputado no Raulino de Oliveira, que terminou 1 a 0 para os cariocas, gol de Conca. Após o jogo, o técnico Osvaldo Oliveira reclamou de uma falta em David Braz no lance.

- Foi falta. Além do agarrão, houve o puxão na camisa. Aliás, depois do gol do Fluminense ele começou a marcar as faltas no meio de campo que ele não vinha marcando. Isso realmente desequilibra uma partida tão equilibrada com forças tão equivalentes - esbravejou.

Outro que engrossou o coro do treinador foi o zagueiro Bruno Uvini.

-Eu acho que tinha que ser usado o mesmo critério. Ele marcou muitas faltas para o Fluminense, que queria isso por ter jgadores altos. Na nossa defesa ele não usou o critério. O Samuel tirou o equilíbrio pelas costas e o Braz ficou sem reação - falou o defensor sobre o lance do gol.

Com a derrota o Santos estacionou nos 17 pontos, agora na nona posição. O time santista foi ultrapassado por Fluminense, Internacional e Atlético-PR.

Com golaço de Conca, Fluminense vence Santos e retoma vice-liderança

Diante de apenas 4.789 torcedores presentes no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense fez o dever de casa e derretou o Santos pelo placar de 1 a 0. O argentino Conca, em chute de fora da área, marcou o único gol da partida, válida pela 11ª rodada do Brasileirão.

Com a vitória, o Tricolor assumiu a segunda posição na tabela de classificação do Brasileirão. O Flu esteve na vice-liderança ao longo da parada para a Copa do Mundo, mas perdeu tal posto após a derrota para o Criciúma na última rodada.

O Peixe, por sua vez, perdeu a chance de entrar no G4. A última vez em que o Santos esteve na zona de classificação à Libertadores foi em 2010, há longínquas 132 rodadas. Atualmente, a equipe alvinegra ocupa a oitava posição, sendo ultrapassada pelo Atlético-PR e pelo próprio Fluminense.

Ambas as equipes voltam a campo no próximo fim de semana, pela 12ª rodada do Brasileirão. No sábado, às 18h30, o Santos recebe a Chapecoense na Vila Belmiro. No domingo, às 16h, o Fluminense visita o Atlético-PR na Arena da Baixada.

O JOGO

O primeiro tempo foi complicado de ser visto pelos menos de cinco mil torcedores presentes no Raulino de Oliveira. Sem inspiração, cariocas e paulistas não criaram qualquer chance clara de gol.

O Fluminense, um pouco melhor em campo, teve mais posse de bola. Com Walter excessivamente isolado na frente, Conca de destacou na armação de jogadas e Rafael Sóbis na disposição e movimentação em torno da grande área.

O Santos, por sua vez, tentou triunfar com base na velocidade. Lucas Lima e Gabriel foram os melhores jogadores nos primeiros 45 minutos, tentando efetivamente colocar o Peixe à frente no placar. 

Na segunda etapa, com direito a troca de uniforme por parte do Fluminense (o número 1 deu lugar ao número 2), os cariocas partiram definitivamente para o ataque. Aos oito minutos, um presságio daquilo que ainda viria a se concretizar: Sóbis cruzou e, após bate e rebate na pequena área, Cícero, ex-Santos, estufou as redes de Aranha. O árbitro, no entanto, anulou o gol devido a uma falta de Gum.

Oito minutos depois, aos 16, a torcida tricolor enfim pode comemorar. O argentino Conca, destaque do Flu desde o primeiro tempo, acertou uma bomba de fora da área, sem chance de defesa para Aranha, marcando um golaço em Volta Redonda.

Nos minutos que se seguiram até o apito final, o Santos foi quem mais atacou. Substitudo de Geuvânio, Jorge Eduardo teve duas boas chances. No entanto, a falta de pontaria aliada à crônica dificuldade de criação do Peixe não permitiram que o 1 a 0 do placar se modificasse.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 SANTOS

Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data/Horário: 20/7/2014 – às 18h30
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael Alves (RS) e José Chaves (RS)
Público e Renda: 3.750 pagantes (4.789 presentes). Renda: R$ 52.480,00
Cartões Amarelos: Henrique (Fluminense) e David Braz (Santos)
GOLS: Conca (16'/2ºT)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Chiquinho; Jean, Cícero, Conca e Wagner (Valencia 33/2ºT); Rafael Sobis (Kennedy 17/2ºT). Téc: Cristóvão Buarque

SANTOS: Aranha; Cicinho, David Braz, Bruno Uvini e Mena; Arouca, Alison, Geuvânio (Jorge Eduardo intervalo), Lucas Lima e Rildo (Diego Cardoso 22/2ºT); Gabriel. Téc: Osvaldo de Oliveira

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Zito sofre AVC e é internado em Santos


Zito ex-jogador camisa Santos (Foto: Fernando Maia / Agência O Globo)

O ex-jogador do Santos e da seleção Brasileira José Ely de Miranda, o Zito, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e está internado desde a última quarta-feira no hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Campeão mundial pelo Alvinegro Praiano e pela Seleção, o ex-volante, que completa 82 anos em agosto, passou por um exame de tomografia e o resultado deve sair nesta sexta-feira. Um novo boletim médico deve ser passado para a família por volta das 17h30.

Em nota, o Santos comunicou que torce pela rápida recuperação do ex-jogador. O clube ainda informou que o ídolo deverá permanecer no hospital até a próxima terça ou quarta-feira, de acordo com os médicos. O Peixe também se colocou à disposição da família e do ex-volante.

Zito iniciou a carreira no Taubaté, clube do interior de São Paulo e chegou ao Santos em 1952, onde atuou até 1967, quando se aposentou. Em 15 anos atuando pelo Peixe, ele disputou 727 jogos e marcou 57 gols. No clube, recebeu o apelido de Gerente e era considerado o líder numa equipe recheada de craques como Pelé, Pepe e Coutinho. Entre dezenas de títulos, foi bicampeão da Libertadores e Mundial em 1962 e 1963.

Pela seleção brasileira, o ex-volante estreou em 1956. Ele se sagrou campeão mundial nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, quando marcou seu único gol pelo Brasil, contra a Tchecoslováquia. Zito ainda participou do Mundial de 1966. 

Após se aposentar, o ex-jogador chegou a trabalhar no Santos. Como vice-presidente do Peixe, ele conquistou mais dois títulos paulistas em 1978 e 1984. Na década de 2000, assumiu a coordenação das categorias de base do Alvinegro Praiano e foi um dos responsáveis por levar Neymar para o clube.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Santos reinicia Brasileirão com nove desfalques contra o Palmeiras


Para o clássico das 19h30 (de Brasília) desta quinta-feira contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, em duelo válido pela 10ª rodada do Brasileirão e que marca a volta da competição após o Mundial de seleções, o Santos terá nada menos do que nove desfalques. E o sistema defensivo continua sendo o setor mais preocupante.

Cicinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não joga, mas pelo menos já estará à disposição para a próxima partida, domingo, diante do Fluminense no Rio. O capitão Edu Dracena e o jovem zagueiro Gustavo Henrique já foram liberados pelo Departamento Médico após passarem por cirurgias no joelho no início do ano, mas ainda fazem trabalho de transição e seguem fora. Os dois formavam a dupla de zaga titular até o acontecimento das lesões.

Jubal e Neto, que ganharam muitas oportunidades em função do afastamento de Edu e Gustavo, no momento também estão fora de condições e realizando o mesmo trabalho de transição. Jubal sofreu um estiramento nos ligamentos do joelho esquerdo durante os treinos da intertemporada e Neto teve uma lombalgia.

Partindo para o meio de campo, Alan Santos é o nome da vez. O volante, que é visto como uma aposta de futuro promissor pelos santistas, estava com uma tendinite no tornozelo direito e talvez volte a ser relacionado contra o Fluminense, no próximo domingo. No ataque, Oswaldo de Oliveira não pode contar com Leandro Damião, Thiago Ribeiro e Patito Rodriguez para o clássico contra o Verdão.Damião, após um primeiro semestre terrível, com poucos gols, perda da titularidade e, por fim, uma pubeíte (inflamação no púbis), acabou torcendo o tornozelo esquerdo no jogo-treino do último sábado, no CT Rei Pelé, e ainda não tem previsão de volta. O jogador chegou inclusive a postar uma foto em uma rede social que mostra seu pé imobilizado. Entretanto, a informação oficial é de que Damião volta a treinar nesta quarta-feira.

Além dele, Thiago Ribeiro trabalha para ter condições de jogo após tratar um estiramento ligamentar, sem ruptura, no joelho esquerdo. A lesão ocorreu em maio e já foi sanada. Para finalizar e somar o nono desfalque para o confronto desta quinta-feira, o argentino Patito Rodriguez voltou da Argentina machucado e também não está à disposição do treinador. Patito chegou do Estudiantes, após ser emprestado, com um entorse no tornozelo direito.

Vale destacar que o zagueiro Bruno Uvini chegou a sentir um incômodo na coxa direita esta semana, sendo inclusive poupado de algumas atividades, mas deve ir para o jogo e formar dupla de zaga com David Bráz. O lateral direito Victor Ferraz e o volante Souza, reforços da equipe para este segundo semestre, também podem ser utilizados por Oswaldo de Oliveira.O Peixe é o décimo colocado na tabela de classificação, com 14 pontos, um a mais que seu rival desta quinta-feira. Por isso o clássico da Vila Belmiro é tão importante para o Santos, tanto em termos de pontuação, quanto de moral e tranquilidade para trabalhar, fatos que sempre acontecem após uma vitória em um clássico, principalmente diante de seu torcedor e com tantos problemas no elenco.

Desfalques são problema antigo no Peixe - O Santos sofreu bastante no início do Campeonato Brasileiro. O time ainda vivia a ressaca da derrota para o Ituano na final do Campeonato Paulista e era obrigado a conviver com os rotineiros problemas de lesão no elenco.

Oswaldo de Oliveira chegou a ficar pressionado no cargo devido aos resultados negativos, mas também era penalizado pelas contusões, que atormentavam os atletas do Peixe. O técnico chegou a ter onze jogadores sem condições de jogo na 7ª rodada, que culminou no empate sem gols diante do Flamengo, no Morumbi.

Com a pausa para a Copa do Mundo, período de férias e intertemporada, Oswaldo de Oliveira e toda a comissão técnica santista esperava ter a maior parte de seus problemas sanados para uma arrancada logo no reinicio da competição. No entanto, o comandante do alvinegro praiano terá que continuar quebrando a cabeça por um tempo e o elenco do Santos seguirá com a responsabilidade de se superar nos gramados do país.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Victor Ferraz chega ao Santos e avisa: 'Gosto de participar ali na frente'


Victor Ferraz chega ao Santos e avisa: 'Gosto de participar ali na frente'


O Santos apresentou nesta segunda-feira seu lateral direito para o clássico contra o Palmeiras. Victor Ferraz chegou há duas semanas ao clube, mais precisamente a São José dos Campos, onde a equipe estava fazendo a intertemporada, e vem treinando entre os titulares, já que Cicinho, dono da posição, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar o Palmeiras, nesta quinta-feira, as 19h30, na Vila Belmiro.

"Estou muito feliz de jogar em um clube desse tamanho, estar em um clube que sempre conquista título, que sempre disputa os campeonatos. Estou muito confiante, espero ter grandes temporadas", disse o jogador de 26 anos, que chegou após uma rescisão amigável com o Coritiba. E assim como seu concorrente, Victor Ferraz já avisou que, mesmo sendo lateral, seu forte é o apoio ao ataque.

"Eu sou um lateral de bastante apoio também, gosto de criar jogadas pelo meio, pelas alas, tenho uma função um pouco mais defensiva que o Cicinho, pelo que conheço dele, mas minha caraterística é mais ofensiva mesmo, gosto de dar assistências, participar ali na frente", adiantou o jogador, que antes de Santos e Coritiba, atuou em clubes de menos expressão, como Sport, Iraty, entre outros.

"Eu tive essa felicidade, esse tempo para me adaptar, me entrosar com o pessoal, mas, com certeza, eu estou pronto, eu trabalhei muito para isso", falou Victor, citando o tempo que teve para se adaptar ao novo grupo, já que o Campeonato Brasileiro estava parado em função da Copa do Mundo. "É uma boa oportunidade, dentro de casa, com apoio do nosso torcedor, poder mostrar meu trabalho, espero que a gente vença o jogo".

Com a saída de Bruno Peres, para o Torino, da Itália, Victor Ferraz fará sombra a Cicinho na lateral direita. O jogador, apesar de já não ser tão jovem, mostrou personalidade e humildade em sua chegada ao Santos e nesta quinta-feira terá a primeira chance de mostrar seu valor ao torcedor santista.

domingo, 13 de julho de 2014

Leandro Damião abre disputa no ataque do Santos

O técnico Oswaldo de Oliveira parece estar com o time definido, já que repetiu a escalação que vinha usando durante a semana no jogo-treino deste sábado, em que o Santos o Santos bateu o Hortolândia por 4 a 0, no CT Rei Pelé. Mas no ataque o retorno de Leandro Damião pode deixar uma dúvida para o treinador.

Após reforçar que está pronto para voltar a jogar e fazer um dos gols do último teste antes do Campeonato Brasileiro, o camisa 9 tem chance de aparecer entre os titulares contra o Palmeiras, na quinta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro.

Desde quando voltou a trabalhar com bola, na semana passada, o centroavante trabalhou entre os reservas durante os treinos coletivos. Mesmo no jogo-treino, ele entrou apenas no segundo tempo.

Ultimamente o treinador tem escalado o trio de ataque com: Geuvânio pela direita, Rildo na esquerda e Gabriel centralizado na área, posição de origem de Leandro Damião. Caso Oswaldo queria fazer uma alteração, não significa necessariamente que Gabigol seja sacado, já que atuou em outras posições no Campeonato Paulista.

Além dessas quatro opções, o Peixe tem os garotos Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Stéfano Yuri no elenco e Thiago Ribeiro, que teve um estiramento no joelho esquerdo e se recupera em um trabalho a parte. Ele já foi liberado do departamento médico.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Fluminense x Santos, pela 11ª rodada do Brasileirão, será em Volta Redonda

A partida envolvendo Fluminense e Santos, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 20 de julho, às 18h30, será no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e não mais no Maracanã, como estava anteriormente marcado. O horário foi mantido. A justificativa da CBF para alterar o local diz respeito à cessão do estádio a Fifa até o dia 25, não podendo, portanto, haver partidas da competição nacional no estádio até esta data.

Com isso, o primeiro jogo no Maracanã após a Copa do Mundo será o clássico entre Flamengo x Botafogo, no dia 27, pela rodada seguinte do Brasileirão. Já o Fluminense retorna ao estádio na 13ª rodada, quando recebe o Goiás, às 18h30, no 'Maior do Mundo'.

Após mais de um mês paralisado devido à realização da Copa do Mundo, o Brasileirão retorna a partir do próximo dia 16. O Flu viaja até Criciúma, onde enfrenta a equipe no Estádio Heriberto Hülse, às 22h. Já o Alvinegro da Vila tem o clássico diante do Palmeiras no dia seguinte, na Vila Belmiro, às 19h30.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Santos inicia última etapa de preparação para o Brasileiro


Gabriel Oswaldo de Oliveira (Foto: Ivan Storti / Divulgação SantosFC)

O Santos tem menos de duas semanas para terminar a preparação para a sequência do Campeonato Brasileiro, que volta a ser disputado no dia 16, após a paralisação por causa da Copa do Mundo. Depois de realizar dois jogos-treinos, o Peixe ainda não está pronto e tem indefinições no elenco.

Além das dúvidas para definir a equipe titular que vai entrar em campo contra o Palmeiras, no próximo dia 17, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não sabe se poderá contar com dois jogadores do elenco: o atacante Victor Andrade e o zagueiro Neto. Ambos estão com futuro indefinido no clube.

Com contrato até o fim de agosto, o atacante negocia com o Alvinegro para ser liberado antes do prazo final. Assim, ele poderá acertar com outra equipe para disputar os primeiros meses da temporada europeia 2014/2015. O mais provável destino é o Benfica, mas, antes de acertar com o time de Portugal, o jogador quer o aval do Alvinegro para poder deixar o Brasil antes do término da janela de transferências do meio do ano.

O zagueiro Neto vive uma situação parecida. Com contrato até o fim da temporada, ele não deve permanecer na Vila Belmiro. As conversas para renovar o vínculo caminhavam bem, mas o atleta não aceitou receber salário  por produtividade. Assim, o Comitê de Gestão do Santos decidiu interromper as negociações.

Além das duas incertezas, Oswaldo de Oliveira também não sabe se o Santos conseguirá se reforçar mais antes do retorno do Brasileirão. Durante a pausa para a Copa do Mundo, o clube contratou o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Souza.

Por conta dessas indefinições, Oswaldo ainda não definiu a equipe titular. No último jogo-treino, contra o Guarujá, que terminou 5 a 0 para o Peixe, Oswaldo escalou: Aranha, Victor Ferraz, David Braz, Jubal e Zé Carlos; Arouca, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Gabriel e Rildo.

Durante a semana que antecedeu o teste, porém, o comandante mudou os titulares em todos os treinamentos. Os cinco únicos jogadores que não foram para os reservas são Aranha, Victor Ferraz (Cicinho está suspenso pelo terceiro cartão amarelo), David Braz (deve perder espaço com os retornos de Edu Dracena e Gustavo Henrique, lesionados), Lucas Lima e Gabriel. 

Santos quer usar visibilidade da Copa para aumentar sua internacionalização


Durante a Copa do Mundo, a cidade de Santos recebeu as seleções do México e da Costa Rica, que já foram eliminadas. As duas utilizaram as estruturas do Peixe - CT Rei Pelé e Vila Belmiro - para treinamentos durante a competição. Agora, após a passagem das equipes, o clube espera aproveitar a visibilidade alcançada para aumentar ainda mais a internacionalização da marca. 

A El Tri utilizou o CT Rei Pelé de 8 de junho até ser eliminada para a Holanda, no dia 29 de junho. Neste intervalo, os mexicanos viajaram e disputaram outros três jogos, mas o Santos teve tempo suficiente para explorar a presença da seleção. No último dia 27, o clube deu uma camisa oficial para o atacante Chicharito, do Manchester United, da Inglaterra, e ganhou destaque na imprensa. 

Chicharito Hernandez praia Santos (Foto: Bruno Giufrida)


O ato, inclusive, rendeu algo inesperado. Alguns dias depois, o jogador utilizou o presente para jogar bola na praia do Gonzaga, em Santos, em frente à concentração do México. Após o empate com o Brasil, por 0 a 0, ele e alguns companheiros brincaram com dois garotos. A atitude também ganhou destaque mundial.

Com a Costa Rica não foi diferente. Antes de um dos treinamentos na Vila Belmiro, utilizada pela seleção para se preparar durante a Copa do Mundo, os jogadores foram presenteados com camisas personalizadas do Alvinegro, com nome de todos. O meia Óscar Esteban Granados e o atacante Bryan Ruiz González, por exemplo, publicaram fotos com os presentes nas redes sociais. 

bryan ruiz costa rica camisa santos (Foto: Reprodução)

O fato é que as duas iniciativas renderam visibilidade mundial ao Peixe. O clube acredita que a exposição de sua marca por meio das duas seleções irá aumentar a internacionalização da marca no cenário do futebol após a Copa do Mundo. O que atrai novos torcedores e, consequentemente, aumenta venda de camisas, número de sócios e gera mais receita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...